Compiladores e Interpretadores

Atualizado em: Ciência da Computação

A maneira de se comunicar com um computador chama-se programa e a única linguagem que o computador entende chama-se linguagem de máquina. Portanto todos os programas que se comunicam com a máquina devem estar em linguagem de máquina.

A forma como os programas são traduzidos para a linguagem de máquina classifica-os em duas categorias:

  • Interpretados
  • Compilados

Os programas que fazem estas traduções são chamados interpretadores e Compiladores.

INTERPRETADORES

Um interpretador lê a primeira instrução do programa, faz uma consistência de sua sintaxe e se não houver erro converte-a para linguagem de máquina para finalmente executá-la. Segue, então, para a próxima instrução, repetindo o processo até que a última instrução seja executada ou a consistência aponte algum erro.

O interpretador precisa estar presente todas as vezes que vamos executar o nosso programa e o trabalho de checagem da sintaxe e tradução deverá ser repetido. Se uma parte donorograma necessita ser executada muitas vezes, o processo é feito o mesmo número de vezes.

COMPILADORES

Um interpretador lê a primeira instrução do programa, faz uma consistência de sua sintaxe e se não houver erro converte-a para linguagem de máquina e, em vez de executá-la, segue para a próxima instrução repetindo o processo até o processo até que a última instrução seja atingida ou a consistência aponte algum erro.

Se nao houver erros, o compilador gera um programa em disco com o sufixo .obj com as instruções já traduzidas. Este programa não pode ser executado até que sejam agregadas a ele rotinas em linguagem de máquina que lhe permitirão a sua execução Este trabalho é feito por um programa chamado linkeditor que, além de juntar as rotinas necessárias ao programa .obj, cria um produto final em disco com o sufixo .exe que pode ser executado diretamente do sistema operacional.

Com isto a velocidade de execução do programa chega a ser 15 a 20 vezes mais rápida do que quando o programa é interpretado.

Referência: Treinamento em Linguagem C: módulo 1 e 2 da autora Victorine Viviane Mizrahi.